domingo, 26 de setembro de 2010

Espaguetti ao Funghi Secci

Funghi é um tipo de cogumelo que não é todo mundo que gosta, minha irmã por exemplo sempre diz que quando ela come "cresce" dentro da boca dela ( vai entender, né?). Bem, para os que gostam ( como eu, hê,hê..) vai aqui uma receita fácil que harmoniza bem com um bom vinho tinto.

Ingredientes:
( Serve 5 porções)

150 Gramas de Cogumelo Funghi Seco
1 cebola pequena picadinha
2 dentes de alho picadinhos
1 taça de vinho tinto
tomilho picado á gosto
1 taça ou meia xícara da água do funghi ( já explico, calma.)
1 colher de sobremesa rasa de amido de milho.
1 caixa de Creme de Leite ( se for usar lata, retire o soro).
Sal e pimenta á gosto
Cheiro verde picadinho para decorar.

Preparo:
Pegue uma escovinha e passe em todos os cogumelos para retirar as possíveis terrinhas ou areias que vieram com ele. Nunca lave o cogumelo, pois eles são verdadeiras esponjas e absorverão toda água deixando-o borrachudo e sem gosto de nada.
Coloque-o de molho em uma vasilha com água morna e deixe-o hidratar por meia hora.( reserve 1 xícara dessa água para o molho.)
Na panela que vai ao fogo, coloque um pouco de azeite e doure o alho. Acrescente a cebola picadinha e mexa bem.
Retire o funghi da água esprema bem para sair todo excesso de água, pique em pedaços pequenos e acrescente na panela com alho e a cebola.Mexa bem.
Acrescente o tomilho picado, e a taça de vinho( lembra que eu falei que ele é uma esponja? vai absorver todo sabor do alho, da cebola e do vinho) e de sobra vai perfumar sua cozinha!
Na xícara da água que você separou para fazer o molho, acrescente 1 colher de sobremesa de amido de milho, só para dar uma encorpada no molho. ( se você utilizar o creme de leite fresco de garrafinha não precisa do amido de milho, pois ele encorpa com a fervura)
Acrescente o caldo do funghi com o amido de milho na panela, depois que já tiver sido evaporado todo o vinho
Mexa novamente, e acrescente o  creme de leite.Acrescente o sal.Mexa, está pronto

Coloque o macarrão para ferver em água quente( meio pacote) escorra e sirva com o molho, e decore com salsinha picadinha.

Valeu!!!
Espero que vocês gostem

Um comentário:

Nanda disse...

Ah, Ká... fungos em geral não entram no meu cardápio, não rola!!! Rsrs!!! Mas para quem curte... ficou bem bonito!!! Bjos!!

Related Posts with Thumbnails